Vamos falar um pouco sobre Vidros e os principais tipos para construção.
Neste artigo você encontrará informações sobre:
Nas construções atuais, o vidro se tornou um elemento muito utilizado, seja na arquitetura de edifícios ou no design de interiores. Escolher o melhor vidro a ser usado não é tarefa tão fácil. Além da estética é preciso levar em consideração aspectos técnicos como conforto térmico, acústica e segurança.
A seguir, destacamos os três principais tipos de vidro para aplicar em seu projeto.
VIDRO LAMINADO
O Vidro Laminado é constituído por duas ou mais chapas de vidro unidos por uma ou mais camadas intermediárias de PVB (Plástico Polivinil Burital) ou EVA (Etileno Vinil Acetato). Esse modelo de vidro se torna muito resistente a impactos, por isso é considerado um vidro de segurança. No caso de quebra, o vidro não propaga estilhaços, já que os fragmentos se prendem à camada plástica. Sendo assim, é indicado para lugares onde existe grande risco de impacto humano ou em áreas onde em caso de quebra não torna urgente a substituição do material. Para se ter uma ideia da importância do vidro laminado, a Norma Técnica exige a aplicação do vidro em guarda corpos e fachadas envidraçadas. Além de aumentar a resistência dos vidros, a película plástica é responsável por filtrar raios solares e também pela redução de ruídos no ambiente. Quanto a coloração, o arquiteto tem ao seu dispor uma enorme variedade de cores para ser trabalhado. Dentre as principais, podemos citar o verde, o fumê, o bronze e o azul, além, claro, da incolor. O vidro Laminado pode ser refletivo, o que é ótimo para o conforto térmico do ambiente.
VIDRO TEMPERADO
O Vidro Temperado é cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Seu processo de têmpera consiste em colocar o vidro em um forno de altíssima temperatura e bruscamente resfria-lo com jato de ar. Com o choque térmico, as moléculas se contraem, tornando o vidro bastante rígido e resistente, inclusive termicamente.
VIDRO LAMINADO TEMPERADO
O Vidro Laminado Temperado é a junção dos dois tipos de vidros mencionados acima. Ele é feito a partir da laminação de duas ou mais chapas de vidros temperados. A arquitetura moderna adora usar esse tipo de vidro como elemento de estrutura, utilizando-o não só em fachadas, mas também em pilares, guarda-corpos, pisos e coberturas. Sua utilização é recomendável quando existe a necessidade de se obter um material com a segurança do laminado, porém com acabamentos de furações e recortes que só são possíveis no vidro temperado. O Laminado Temperado é considerado um vidro de segurança e além disso tem ótima capacidade para isolamento acústico. Na aplicação de cores, oferece uma grande variedade, prato cheio para combinar eficiência e estética.
Veja também o artigo sobre Fachadas de Vidro