Saiba como especificar o vidro correto para o seu projeto
23/07/2018
Linhas de Esquadrias de Alumínio
24/07/2018
Exibir tudo

Orientação Inicial de Instalação de Esquadrias

Contramarco

 ORIENTAÇÃO INICIAL DE INSTALAÇÃO DE ESQUADRIAS

A instalação de Esquadrias pode ser feita com a utilização de contramarco ou não, no entanto, é sempre recomendado que se utilize.

O contramarco é importantíssimo para facilitar, vedar e garantir as medidas e esquadrejamento do vão que receberá a esquadria. Possibilita inclusive a retirada da esquadria para possível manutenção futura dos componentes. A obra deve receber o projeto de instalação do contramarco para que o seu posicionamento seja correto, levando em consideração o revestimento a ser utilizado e obedecendo principalmente as medidas programadas.

A seguir daremos um passo a passo inicial para a instalação de esquadrias.

Em primeiro lugar, o local de instalação deve ser bem preparado pelo construtor ou dono a obra, possibilitando ótimas condições de limpeza e espaço suficiente para realizar um trabalho de qualidade. O espaço é importante para a movimentação dos módulos de esquadrias, garantindo também a segurança do profissional.

Contramarco

É necessário conferir o vão da janela e verificar os níveis da obra. Os vãos livres devem obedecer às medidas de fabricação das esquadrias, inclusive com a folga para a fixação.

Ao posicionar o contramarco, deixe uma folga de 3cm para cada lado do perímetro. Verifique a orientação da face no projeto. A face pode ser interna ou externa. Isso pode fazer a diferença no acabamento.

Faça a instalação dos gabaritos para estruturar o contramarco. Essa medida garante o esquadrejamento e evita o “embarrigamento” da estrutura. Com os cantos devidamente travados e chumbadores distribuídos, coloque o contramarco no vão ajustando o nivelamento. Agora o contramarco pode ser chumbado. Utilize a argamassa para fixar melhor o material.

Dica: utilize a mão de obra de profissionais qualificados, isso interfere no trabalho do serralheiro.

O acabamento interno deverá ser executado somente após a secagem completa da fixação e preenchimento do contramarco. Já o acabamento do revestimento externo deverá prever um canal entre o alumínio e a alvenaria para aplicação de silicone para vedação. Quando a obra estiver liberada para receber as esquadrias, o serralheiro responsável deve parafusar a esquadria no contramarco previamente fixado.

É altamente recomendável que o serralheiro prepare as esquadrias na fábrica, deixando o mínimo de processos para serem executados no canteiro de obra.

A instalação da esquadria está quase completa. Se antes era necessário a limpeza do material, depois não é diferente. Uma dica é utilizar um pano e álcool isopropílico para retirar possíveis óleos e graxas do caixilho. Antes de parafusar, avalie o esquadro e o nível e só então estabilize a estrutura no vão.

Antes da entrega do serviço faça uma revisão para atestar a qualidade esperada.

Como já foi escrito é possível realizar a instalação da esquadria sem o contramarco. É importante entender que fazer dessa forma pode acarretar em mais trabalho tanto para o serralheiro quanto para o pedreiro, aumentando a possibilidade de manutenção e correção do serviço após instalação. Um dos inconvenientes mais comuns no caso é a infiltração de água na alvenaria, isso ocorre porque a vedação pode ficar comprometida.

Para que se tenha maior exatidão ao orçamento e menos riscos de prejuízos futuros, opte sempre pela instalação com contramarco.