Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre esquadrias, modelos e materiais.
Você encontrará os seguintes temas:
• Esquadrias
• Esquadrias de Alumínio
• Esquadrias de PVC
• Esquadrias de Madeira
• Esquadrias de Ferro
O QUE SÃO ESQUADRIAS?
Em um projeto ou obra, quando nos referimos às aberturas da construção como por exemplo janelas, portas, portões, definimos tudo como Esquadrias. Existem vários modelos e materiais para a montagem de esquadrias e a escolha ideal deve levar em consideração não só a estética como também o desempenho da funcionalidade. No momento em que o arquiteto projeta um ambiente, a esquadria se mostra como um item de extrema importância, sendo inclusive um dos aspectos mais relevantes de uma obra de alto padrão, podendo custar de 9% a 18% do valor total da construção.
MODELOS DE ESQUADRIAS
As esquadrias podem ser definidas em duas categorias: As esquadrias prontas, que são vendidas em lojas e varejistas, e as esquadrias feitas sob medida, que são fabricadas de acordo com o projeto e necessidade da obra. Dentre todos as tipologias, podemos destacar as esquadrias de Giro, de Correr, a Pivotante, o Maxim-Ar e a Integrada. Independentemente do modelo escolhido para a construção, podemos encontrar diversos tipos de materiais. A seguir falaremos sobre os principais.
PRINCIPAIS MATERIAIS PARA ESQUADRIAS
Alumínio
A Esquadria de Alumínio possui vários acabamentos e é um material de altíssima durabilidade. Não enferruja, é de fácil limpeza e muito eficiente na vedação do ambiente contra entradas de ar e água. Além disso, seu uso favorece a construção de ambientes acústicos. Por essas características, o alumínio ganhou muita força no mercado brasileiro.
Madeira
A Esquadria de Madeira se comporta bem em praticamente todas as aberturas da obra. Seu preço varia muito de região para região do país e dependendo também do tipo de madeira a ser utilizado. Por ter opções muito diferentes é indicado a ajuda de um especialista em madeiras para definir a melhor escolha. Considerando a evolução das esquadrias, as de madeira estão, cada vez mais, sendo substituídas pelas de Alumínio ou PVC, já que podem receber acabamentos que imitam a madeira chegando ao mesmo resultado estético. A substituição está ligada também a preocupação com a preservação da madeira, o seu alto custo e a sua manutenção que é agravada pela dilatação do material, cupins e variação de tonalidade após alguns anos de uso.
Ferro
A Esquadria de Ferro é bem tradicional no Brasil, principalmente pelo seu baixo custo em relação às demais. Foi o primeiro modelo de esquadria a surgir no mercado. A sua manutenção é bem trabalhosa e com o passar dos anos está sujeita ao enferrujamento por alterações climáticas e maresias. Hoje é considerada ultrapassada se tornando uma opção considerável apenas em obras de baixo custo
PVC
A Esquadria de PVC, muito utilizada na Europa e nos EUA, ainda é novidade no Brasil. Assim como o Alumínio, o PVC tem alta precisão, durabilidade, beleza e facilidade de limpeza. O isolamento térmico e acústico também é garantido por esse material, diminuindo inclusive os gastos com a climatização do ambiente.
Alguma dúvida em relação as Esquadrias? Nos envie uma mensagem, teremos prazer em responder!